A impermeabilização é realizada como um dos processos mais eficientes para quem deseja ter uma superfície lisa, livre de corrosão, rupturas e protegidas de ações do tempo como o desgaste, além de uma barreira eficiente contra micro-organismos. Navegue até o final da página e veja a importância das impermeabilizações de tanques, lajes e telhados
Um problema comum enfrentado nas indústrias diz respeito à base dos tanques que, por conta das falhas de proteção, quase sempre estão susceptíveis a enfrentar problemas tanto na parte interna quanto externa da sua estrutura, principalmente por estarem instalados, em sua grande maioria, em ambientes sem coberturas, que facilitam o surgimento de mudanças climáticas.
A deficiência no sistema de impermeabilização pode tornar a estrutura desses recipientes ainda mais suscetíveis a situações de erosão, corrosão e rachaduras, levando a vazamentos altamente perigosos para a indústria, contribuindo para a inatividade dos tanques.
Todas essas dificuldades, obviamente, se transformam em um transtorno para a empresa, pois existem regulamentos destinados a essas estruturas, com o objetivo de evitar a fuga de produtos nocivos ao meio ambiente.
Os tanques industriais são utilizados para reservar líquidos ou gases das mais variadas categorias, a depender do tipo de indústria. Por conta desse armazenamento, a probabilidade de serem afetados por problemas como erosão, corrosão e ataque químico é um perigo constante, principalmente na parte interna.
Esses ataques, por sua vez, favorecem o surgimento de vazamentos nos tanques, gerando um alto risco para a saúde dos colaboradores e considerável perda financeira. Por isso, a utilização de produtos para o seu revestimento precisam apresentar alta resistência, favorecendo a rápida restauração das áreas atingidas.
Por outro lado, as áreas externas também merecem uma atenção especial, já que de igual modo podem ser alvo da umidade acumulada, provocando a infiltração e, consequentemente, a corrosão a longo prazo.
A correta vedação da base desses tanques, evita a entrada de água sob o tanque, permitindo que a umidade acumulada escape, favorecendo assim a maior vida útil dos equipamentos.
A corrosão externa no fundo do tanque é fato recorrente na indústria, devido a interface entre o tanque e a base.
Isso ocorre devido a entrada de água ou umidade, frequentemente agravada pela má drenagem e a inclinação da fundação invertida para dentro do tanque.
O principal ponto onde ocorre a corrosão é entre o local do tanque de aço e a base estrutural do suporte. Porém o processo de vedação da área é bem complexo, uma vez que estes materiais têm coeficientes de dilatação térmica diferentes, pois estão sujeitos a movimento, expansão e contração em diferentes velocidades e dimensões.
Além disso, as soluções convencionais não apresentam bom desempenho, devido a sua fraca aderência e alta rigidez.
Em muitos casos, esses recursos podem agravar o problema, pois facilitam o surgimento de falhas e dificultam a inspeção, contribuindo para a entrada de líquido e propagação da corrosão.
Proteger as estruturas dos tanques industriais contra infiltrações é fundamental para garantir a segurança estrutural do equipamento. Isso porque elas podem expor as armaduras, que ficam sujeitas a processos corrosivos. E, quando isso acontece, toda a estrutura fica comprometida.
Os vazamentos em tanques industriais podem causar sérios problemas ambientais, assim como colocar em risco a saúde das pessoas, a depender do líquido que está sendo reservado.
Mesmo que a infiltração não prejudique a estrutura do tanque industrial de forma grave, ela pode diminuir a sua vida útil, pois estimula a proliferação de fungos, bactérias e musgos. Além disso, a superfície externa fica comprometida por causa da presença de matéria orgânica, comum em estruturas mal-impermeabilizadas.
Porém, além desse processo de impermeabilização na parte interna, é preciso olhar com atenção para uma área bastante negligenciada e que gera um sério problema de corrosão. Estamos falando sobre a corrosão na base de tanques industriais.
A impermeabilização de lajes é realizada com Coverprime, uma resina de poliuretano que consegue penetrar em trincas e em poros localizados na superfície da aplicação, que garante alta resistência.
Para que seja realizada a impermeabilização, faz-se o processo chamado de cura e, em seguida, há a vedação de todo orifício, trinca e porosidade da superfície, o que gera a plastificação e a impermeabiliza.
A utilização do Coverprime contribui para que o concreto esteja protegido do contato com a água, oxidação e, principalmente, com micro-organismos, pois o produto cria uma eficiente barreira.
A impermeabilização da laje garante vantagens competitivas, pois a liberação para uso acontece 24 horas após a aplicação do Coverprime, protege de corrosão, aumenta consideravelmente a durabilidade contra desgastes e a superfície fica totalmente impermeabilizada.
A Ágil Industrial utiliza impermeabilizante em poliuretano Retapol, que passou por ensaios e testes de renomados institutos de pesquisa como INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), além dos laboratórios próprios de nossa empresa.
Com o objetivo de proteger qualquer imóvel, a impermeabilização de telhados industriais não foge de seu objetivo final. Utilizando a técnica de aplicação de produtos específicos, o principal propósito da impermeabilização de telhados industriais é proteger a empresa contra qualquer ação da água, seja ela por meio da chuva ou outras origens diversas.
Como muitas obras, a impermeabilização de telhados industriais tem que contar com um projeto específico para cada caso. Este que, tem que detalhar todos os produtos e formas de aplicação do sistema ideal.
No caso da impermeabilização de telhados industriais, o produto usado é a base de acrílica, o que também proporciona uma beleza estética para o imóvel.
A escolha do tipo de impermeabilização de telhados industriais deve ser feito após a verificação das necessidades do cliente. Por isso, não é qualquer pessoa que vai indicar qual trabalho deve ser realizado naquele local e quais produtos deverão ser usados. Vale lembrar também, que o telhado é um local de difícil acesso e é preciso de equipamentos específicos para a proteção daqueles que irão subir.
Sabendo disso, a Ágil Industrial oferece técnicos especializados de longa data para realizar projetos específicos, além de orçamento detalhado, com especificações dos produtos e materiais a serem utilizados na impermeabilização de telhados industriais.
Em 11 anos de mercado, a empresa sempre tenta garantir a melhor forma de pagamento para seus clientes, além de garantia de 5 anos para cada tipo de serviço contratado
Preencha o formulário ao lado que entraremos em contato
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato